quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Norma ABNT 14842/2003

RECEBEMOS ESTE E-MAIL E ACHAMOS IMPORTANTE A SUA DIVULGAÇÃO!

SOMENTE REPASSA.


TEMOS ATÉ O DIA 09/11/2012 PARA VOTARMOS

Chegou ao meu conhecimento que está em andamento um processo de validação da norma ABNT 14842/2003 que trata especificamente dos Critérios para a qualificação e certificação de inspetores de soldagem, norma esta que não é nada menos que a transcrição da norma FBTS 001 que oficializa o sistema atual de provas, avaliações de campo (auditorias) e recertificações podendo a qualquer momento a fbts caçar a qualificação de qualquer profissional de soldagem, pois por esta norma ela possui plenos direitos.
Por este motivo faz-se importante divulgar essa informação o mais rápido possível para que o maior número possível de profissionais da área vote rejeitando a aprovação desta norma, pois o prazo é até o dia 09/11/2012.
É eu sei que o tempo é curto e que estavam fazendo tudo isso em silêncio, na surdina para mais uma vez ficarmos de fora e sermos prejudicados, pois uma vez oficializado este sistema não teremos muito como recorrer diante das penalizações e da continuidade desta exploração absurda e abusiva da classe.

Seguem objeções mínimas que entendo que os inspetores de soldagem devem registrar na votação da NBR 14842, via site da ABNT.
COMENTÁRIOS
Item 5.1- A escolaridade mínima deveria ser segundo grau curso técnico com registro no CREA.
Item 5.4.2- Os resultados das provas deveriam ser transparentes. Atualmente os candidatos não têm acesso claro às provas realizadas.  As avaliações são muito vagas.
Item 5.5- Não deveria haver limite para reexames. Passados 30 dias após realização das provas poder-se-ia solicitar novamente.
Item 5.8 (c) -Não deveria existir exames de recertificação. Em nenhuma categoria profissional se aplica esta conduta. Deveria haver cursos de atualização, sem necessidade de avaliação. Esta metodologia se mostra muito útil para os fins lucrativos atualmente aplicados.
Item 5.9 (integral)- Idem item 5.8 (c).
Item 5.10.1(d)- Está muito vago. Deve haver critérios claros inclusive o estabelecimento de regras de comunicação prévia por escrito antes das ações  e não deixando a obrigatoriedade do inspetor  viver consultando um site para saber o que está acontecendo ou as novas regras estabelecidas . O OPC fica com margem para ações arbitrárias, como vem sendo observado e denunciado nas últimas auditorias.
Item 5.10.1(e)- Idem item 5.10.1(d).
Item 5.10.1(f)- Idem item 5.8 (c).
Item 5.11.1(b)- Observa-se nas regras do OPC o objetivo de penalizar ao extremo aplicando avaliações ilógicas e distorcendo o parecer dos fatos . Entendo que não deveria ser esta a conduta de uma Fundação. Ela deveria promover treinamentos de reciclagem para  o aperfeiçoamento, atualização e melhor preparação dos profissionais certificados.
Item 5.11.2- Para os casos onde houver dolo, atos fraudulentos, quebra de ética profissional, entendo ser justo o cancelamento da certificação, mas para os outros casos, não deveriam ser canceladas. Deveria haver treinamentos de reciclagem.

COMO VOTAR?
Entre no site da ABNT, cadastre-se e vote no processo de validação da NBR 14842:2003.
Basta colocar na busca o número da norma: NBR 14842:2003 / clicar em visualizar o projeto /cadastrar-se e emitir uma senha/ colocar e-mail e senha / clicar em votar na confirmação / clicar em não aprovar e inserir as considerações técnicas e enviar.
É importante acompanhar o recebimento da confirmação do voto por e-mail.
Rejeitei com as considerações anexas. O prazo é até 09-11-12.
Seu voto: NÃO Aprovado por objeções técnicas é muito importante para parar este sistema abusivo, opressor e explorador de nossa classe de trabalhadores.
Seja consciente! Repasse este e-mail rapidamente para o máximo de inspetores que você conhece para que possam se manifestar votando e derrubando esta norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário