quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sindicato Nacional dos Inspetores de Qualidade.‏

Recebi este e-mail intitulado Sindicato Nacional dos Inspetores de Qualidade, achei interessante, estou repassando para conhecimento de todos a beira e a mercê de grande contratadores. SOMENTE ESTOU LEVANDO A CONHECIMENTO, e que fique claro que não conhece os envolvidos nem suas propostas!

   Caros companheiros inspetores,

      Como todos sabem, nossa classe tem encontrado grandes dificuldades no mercado por não ter regras claras para o exercício da profissão. Temos sido alvo de aproveitadores que nos contratam com baixos salários, fora do regime CLT e com folgas e jornadas de trabalho totalmente fora do que manda a lei.

      Ao longo dos anos que venho atuando como inspetor, já ouvi inúmeras reclamações e a mais comum de todas é que os Inspetores são muito desunidos, por isso ficamos sem voz. Isso, em parte, se deve ao fato de sermos uma classe com varias subclasses (inspetores de diversas áreas, como solda, END, Dimensional, dutos, etc). O que, somado ao fato de ficarmos espalhados e muitas vezes isolados pelo Brasil, fez com que não tivéssemos a chance de nos reunir para discutir quais são nossos problemas mais urgentes e como resolve-los. Essa discussão acabava acontecendo sempre entre os companheiros que estavam juntos no mesmo empreendimento e fatalmente morria ali mesmo, sem avançar em nada.

      De uns anos para cá, com a chegada das redes sociais, isso tem diminuído consideravelmente. Estamos tendo a chance de manter um contato mais direto com os companheiros em todas as partes do país. Essa é a nossa deixa para dar a virada de mesa. Chegou a hora de nos unirmos para a formação de um SINDICATO NACIONAL DOS INSPETORES DE QUALIDADE.

      Precisamos ter em mente que todo inicio é difícil e que teremos um duro caminho pela frente. As empresas não vão gostar disso e farão o possível para evitar que isso vá para frente, pois muitas têm lucro com a nossa desunião. Mas nada disso pode nos afastar do nosso propósito, pois somente nós temos o poder de resolver essa situação. Ninguém vai comprar essa briga, pois ela é nossa - minha, sua e de todo inspetor de qualidade do Brasil, independente da área de atuação.

      Sendo assim, todos os companheiros que puderem estão convocados a se reunir numa primeira reunião que acontecerá em Niterói-RJ dia 15/09/2012 as 17h:00mim. Essa será a apenas a primeira de uma série de reuniões que acontecerá pelo Brasil, pois devemos dar voz ao maior numero de companheiros que for possível. Todos tem que participar e se filiar.

      A reunião contará com a participação de companheiros de outros sindicatos já bem estruturados (metalúrgicos e petroleiros) que nos darão ajuda e consultoria para começarmos, e também contará com a participação de um advogado especializado no assunto. Nessa reunião serão discutidas as diretrizes para formação do nosso sindicato, além de alguns assuntos pertinentes, sendo eles:

. A criação de um piso salarial nacional para cada categoria de inspeção;
. A obrigatoriedade de contratação em regime CLT ou PJ (abolindo o regime R$ XX,XX na carteira e o resto por fora);
. Maior rigor por parte das instituições de certificação quanto à exigência do CREA para algumas modalidades (muitos falsos inspetores têm entrado no mercado com diploma de técnico falsificado, o que mancha a reputação da classe);
. Assuntos financeiros e jurídicos para estabelecimento do novo sindicato;
. Eleição da mesa diretora provisória, que irá começar a cuidar dos trabalhos, até que o sindicato ganhe força. Depois disso será realizada uma nova eleição com mais companheiros sindicalizados.

      Transparência deverá ser a palavra de ordem. No passado houve um movimento parecido, mas não foi para frente pois interesses pessoais foram colocados no frente dos interesses comuns. Dessa vez devemos fazer diferente, se quisermos chegar a algum lugar. Contamos com vocês!
E por favor, divulguem para todos os inspetores que vocês conhecerem.

INSPETORES, UNI-VOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário