segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FAZENDO UM UPGRADE EM SEU CURRÍCULO PROFISSIONAL


Criar o seu currículo profissional e mantê-lo atualizado é uma atividade que ajuda a visualizar o andamento da sua carreira, e pode fazer a diferença na hora  em que você precisar concorrer com outras pessoas por uma vaga.
Com isso em mente procurei algumas dicas juntei outras e procurei descrever algumas experiências particulares adaptar todas para área de inspeção.
Tendo em vista que os currículos de inspetores são pré-selecionados sem a chance de um contato adicional, isso pode ser a diferença de ter uma entrevista marcada ou se juntar a pilha de currículos arquivados no lixo.
Outro ponto importante, como o envio dos currículos acredito eu, que seja feito mais de 90% pela internet já escutei a seguinte observação de um recrutador:
- O e-mail facilita a vida mas pode ser fonte de armadilhas. O arquivo deve sempre estar anexo, no assunto da mensagem a vaga pretendida.
No corpo do e-mail uma apresentação breve uma ou duas linhas.
Ex. Boa Tarde. Meu nome e “TAL” e gostaria de me candidatar a vaga “TAL”, sou qualificado “nisso, naquilo e aquilo outro”.
1)      Procure ter um currículo com no máximo duas folhas.
2)      Dados como RG e CPF e endereço são desnecessários na etapa de seleção.
3)      Dificilmente o seu avaliador desejará saber onde você fez o pré-escolar, ou o estágio obrigatório para se formar no segundo grau. É provável que ele queira saber se você fez cursos de informática ou de formação profissional em alguma área, mas o número de vagas para as quais é relevante a informação de que você fez curso de piano quando tinha 12 anos é bastante limitado. Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma confissão de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou que não tem discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da pilha dos currículos que serão chamados para a entrevista…
4)      Empregos anteriores e atual e sempre importante, seguidos de uma breve mas muito breve atribuições e responsabilidades. De preferência somente tópicos.
5)      Abreviações de nomes caso não coloque seu número de SNQC pode dificultar a vida do avaliador ou selecionador.
6)      Cursos de qualificação devem sempre estarem listados, mesmo não estando qualificado. Porem sempre acompanhando da situação. Exemplo.
Curso de Ultra Som – N2 (em fase de qualificação, aguardando prova teórica).
7)      Cursos fora da área devem ser listados com cautela, como os de pesca, origami entre outros. Agora os cursos como por exemplo de desenho técnico, noções de END, socorrista, ect... Com certeza farão a diferença.
8)      Não use fontes Times New Roman, Comic Sans ou uma fonte extravagante. A primeira seria adequada (não há nada de errado com ela), mas como é a fonte padrão de vários editores de texto, tem grande chance de ajudar você a parecer “mais um”. A segunda só é adequada para decorações de festas infantis. Escolha uma fonte clara, sóbria e com boa legibilidade. Experimente Arial, Georgia, Verdana. Minha preferida é Georgia 10 ou 11.
9)      Fotos são dispensáveis em nosso seguimento porque trabalhamos com conhecimento e não como modelos.
10)   A disponibilidade de mudança de cidade ou horário devem estar descrito caso possa ou não.
11)   Nunca coloque informações falsas, tentando passar conhecimentos que não tem. Pode ter certeza, seus conhecimentos serão colocados a prova constantemente.
12)   Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar, e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você quer é que o seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você quer é que a presença de erros de digitação levem o seu avaliador a acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal.

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